segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Nova - e muito utilizada - experiencia 3D.

What's Up Folks?!
Pois é, fiquei um tempo sem postar no blog, por causa de assuntos importantes, entre eles, a preguiça dominava cada vez mais e me impedia de vir postar algo novo, afinal, ela é minha nova namorada e é muito ciumenta (HUSAHUSHAU piada zuada xD), mas enfim...
Venho nesse post criticar uma coisa que anda me irritando muito ultimamente...
Essa moda de "Experiencia 3D".
Assim, eu concordo que filme 3D é bacana, apresenta o longa de uma maneira diferente e mais chamativa do que o comum, mas cara, isso está virando um caça-níquel.
Só para mostrar que eu tenho uma base para falar disso, vou contar um pouco sobre a história do cinema 3D, porque você meu caro folk, não é apenas um não-fisgado pela mídia (daí o nome do blog pra quem não entende ;D), você também é uma pessoa informada.
Seguinte:
O cinema 3D surgiu na década de 50, se eu não me engano, foi na França - preguiça de googlezear -, na forma de um curta metragem. Nesse curta, as pessoas veriam um trem vindo em sua direção, com toda aquela magia de coisas voando na sua cara sendo que as mesmas não saíram ao menos da tela. Pra você ter noção de como foi impactante, os espectadores pra lá de cagões, saíram da sessão apavorados, corríam e gritavam falando que o trem iria atropelá-los e que era tudo uma armação. Porém o criador da experiencia 3D parou todo mundo e disse "HAA pegadinha do Malandro" - nem - praticamente isso. Ele explicou que tudo não passava de um filme, e que era uma nova forma de enxergar o cinema, e os convidou a assistir novamente, porém, dessa vez, com a porta do cinema trancada pra ninguem correr.
A partir daí, a tecnologia foi aumentando, e claro, mais e mais filmes foram trazendo esses recursos para um maior entretenimento. Mas tudo caminhou de forma lenta okay, antigamente, nem tão assim, quando eu era criança (e hoje eu tenho 17 anos, não sou um idoso), eram pouquíssimos filmes que saíam em terceira dimensão. Era, bobeando, um a cada ano, ou nem isso, usavam aquela tecnologia de separar as cores, o famoso óculos vermelho e azul, que é feito facilmente com papel selofane, enfim...
Hoje a tecnologia 3D, é a tecnologia polarizada, é algo menos coloridos (sem restart pra você), porém é mais complexo, e não deixam você levar os óculos para casa que nem antes.

Cara, na moral, o 3D é muito fera, eu apoio totalmente que façam filmes fantásticos utilizando ao máximo que essa tecnologia possa nos trazer, como Avatar, cara, ver esse longa no cinema foi uma experiencia única, era quase como poder sentir a brisa do vento quando os personagens voavam, o calor das explosões no meio da guerra, enfim, você se sente dentro do filme MESMO, a única coisa que falta é algum personagem olhar pra você e falar "Corre Lucas! Eles estão vindo nos atacar!" porque a sensação de se estar no filme é constante.
Mas francamente, precisa mesmo TODO filme lançar em 3D?
Pô meu, tecnologia polarizada, que é a utilizada ultimamente, é cara.
Não estou falando por pobreza, nem nada, mas um ingresso de cinema custa normalmente na faixa dos R$9.00 á R$18.00, NORMALMENTE okay? Isso o preço da inteira.
Já um filme 3D, a inteira sai brincando, em um cinema com o valor de ingressos na média, uns R$24.00.
Agora faça as contas, é bom, mas sai caro.
Desde já, esclareço que eu não sou contra o cinema 3D, muito pelo contrário, o que eu não apoio é essa onda de qualquer filme que promete um grande público ser convertido nesse formato, justamente para que nós, os trouxas, paguemos mais pelo suposto 'melhor'.
Acredite se quiser meu caro folk, tem muito filme que não vale nenhum pouco á pena você pagar esse valor á mais, para ter essa experiencia, por que você não a terá.
Avatar foi feito para ser 3D, isso é, ele foi gravado com cameras especiais onde precisava, foi feito pensando em se usar tal tecnologia desde o princípio para que nós tivéssemos essa sensação de estar no filme, isso funciona. Mas há filmes, especialmente de franquias já estabelecidas que não são feitos nesse formato, eles são gravados desde o início com o pensamento de que será um filme 2D (imagem normal porra), mas aí o lucro do circuito 3D é tanto que aí resolvem converter esse filme.
Adivinha só o que acontece....
TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN - segura, amarra, segura o tchan (oops tchan errado O.o)
NADA!
Exatamente isso.
NADA!
Eles separam as camadas da imagem, porque 3D nada mais é do que duas imagem iguais 'separadas', ás vezes, nem sempre, adicionam algumas coisas que possam voar na sua cara pelo filme, e só.
Ver o filme normal, ou em 3D não vai fazer diferença alguma.
Exemplo disso que estou falando, é o novo filme "Fúria de Titãs", o filme foi feito totalmente pensado em 2D, mas chegou Avatar, chegou Alice, chegou qualquer outro filme 3D que tenha lançado recentemente e bombou, e como era um filme que prometia, resolveram converter ele para 3D.
Eu o assistí em 3D folk, e anotem meu conselho :
NÃO ASSISTAM ESSE FILME EM 3D, ESTÃO ROUBANDO SEU DINHEIRO.
O filme não tem nada, mas absolutamente NADA mesmo, que te ligue com a terceira dimensão.
Você não se sente nas batalhas, você não acha que algum monstro mitológico irá te pegar, pra você ter noção, nem quando jogam a moeda na água, parece que vai voar água em você - e olha que isso é básico do básico de terceira dimensão.
Então assim, eu assití o filme, e diferentemente de muitas críticas que tenho visto, eu curti, achei um filme legal, conta a história de Perseu e talz, e enfim, sempre é bom ver um pouco de mitologia grega para quem curte, e o filme não peca tanto assim - pelo menos ao meu ver. Ele está bem colocado na categoria que foi feito. Mas não vale a pena ver em 3D porque a tal "Experiencia" não será atingida em nenhum momento do longa.
Concluindo o post que está demasiadamente grande (se você chegou até aqui não hesite em comentar), sempre que você for ver um filme, e ele tiver a opção 3D ou 2D, procure saber sobre como foi feito o filme, se ele foi gravado e planejado para ser em terceira dimensão, ou se ele foi apenas convertido nos últimos meses de edição. Caso seja a segunda opção, guarde seu dinheiro.
Mas caso seja a primeira, eu aconselho você a desembolsar um pouco mais e curtir um filmaço.
Ótimos filmes estão prometidos para esse ano, nas duas tecnologias. E agora, aparentemente, cada mês tem pelo menos dois filmes 3D em cartaz, então, tem muito pela frente.
Mas como falei, pesquisem antes se vale a pena.
Uma boa pedida para terceira dimensão, são as animações cinematográficas.
Elas sim valem a pena ver, porque, como são desenho mesmo, já são totalmente programadas para efeitos e serem realmente 3D. Aproveite que já estão por vir sequências de franquias bem-sucedidas como Shrek 4, e Toy Story 3, ambas em 3D.
Agora, corram de Jason, Freddy ou seja lá qual for o assassino da vez, em terceira dimensão, porque são tudo BULLSHIT.
Caso o filme seja da franquia Premonição, aí sim vale a pena, já que as mortes são todas loucas e tudo o mais, o 3D dá um brilho diferente a elas.
De resto, não vá checar sem antes se informar, você pode se arrepender, e ainda pagar caro por isso.
(Foto em 3D sem necessidade de óculos, um dia agente chega lá e o cinema fica barato novamente)

That's REALLY All for today folks
Até o próximo post.

6 comentários:

  1. Amei o post amor!
    Eu gosto muito de filmes em 3D, acho muito interessante, mas as vezes por ser caro eu prefiro nem ver, porque sou mt mão de vaca, USAUHSAUHSA' Brincadeirinha... enfim, eu as vezes prefiro não assistir porque eu tenho labirintite, aí se eu assisto um filme 3D sem tirar o óculos no filme, ja imagina a caca, USUHASUHSA' Tá, mas o que tem isso tem a ver? Enfim...

    Realmente, tem filmes que compensa MUITO ver, mas outros, pfff, que nem você falou, eh melhor economizar dinheiro mesmo. Eu assisti Toy Story 2 no cinema em 3D, e eu AMEI! Assistirei o 3 u.u'
    E eu não sabia da história do 3D, ri demais imaginando os caras correndo dos trens, USAUHASUHA'

    Amor, seu blog ajuda muito uma pessoa sem cultura (EU), sempre que acabo de ler, aprendo algo ou tenho uma visão nova do X assunto!
    Continue postando e deixe a preguiça de lado, seus amigos sem cultura precisam \o/' HUASHSAHHSA' Amo você <33

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade .. de ir ver ... Tipo ... 150 mil de investimento para ter cinema 3D não é pra shopping de Bairro ..... AÍ NEM TENHO ÂNIMO DE IR EM OUTRO ... AIN QUE FADIGA !! RSRS ...mas muitoOOo BOM O POST ... I LOVE IT !!

    ResponderExcluir
  3. Haha! Ri muito com os comentários ao longo do post, ficou muito bom o texto e talz =D

    Quanto ao problema, queria entender pq essa moda 3D ressurgiu agora com tanta força assim, isso ENCHE O SACO, tinham até esquecido que o bagulho existia, aí do nada, "XUXA NA PUTA QUE PARIU ... VENHAM VER EM 3D" ¬¬ (exemplo estranho) ... Enfim, realmente, se não foi FEITO em 3D, esquece! Nem perde o tempo vendo pq vc vai estar gastando dinheiro à toa msm ... Eu nem sou tão grande parceiro de 3D assim, ainda acho estranho o filme em 3D, não me acostumei direito com a cor e etc ... Eu sinceramente prefiro o filme clássico mesmo, com exceção de Avatar, é claro, pq aquilo, PQP! Vc tá dentro do filme! Mas como vc msm disse, foi pq ele foi feito para ser assim ... Agora outros filmes que vi no mesmo formato (mesmo tendo sido feitos para ser 3D), não me agradaram tanto, achei estranho, só isso x_x'

    ResponderExcluir
  4. Realemnte essa coisa de 3D pra qualquer tipo de filme virou uma máquina de caça-níqueis, acho que a tal experiência 3d voltou com força dpois de Avatar né? bom, não sei...mas de qualquer forma viram que aquilo era uma fonte de lucro e qualquer filme que é lançado também fica disponível em 3d, 3D é legal (acho que só assisti um filme em 3D a muito tempo atrás uahauha) mas agora não faz sentido colocar um todos os filmes em 3D..pq igual vc disse tem esses que não tem efeito nenhum, enfim..isso é uma rande fonte de lucro, uam moda q voltou a dar certo..e por isso ta essa putaria toda QQQ

    ResponderExcluir
  5. grande* uma* (eu e meus erros de digitação torimd)

    ResponderExcluir
  6. Digamos que o 3D é uma droga lícita, mas deve ser usada com moderação. Se o filme for ruim, de nada adianta toda a tecnologia.Assistir um filme ruim em 3D só torna a já chata experiência em uma tortura ainda mais desagradável...só que em três dimensões.
    O 3D não é apenas um artifício visual. Se utilizado da maneira correta pode ajudar a contar uma boa história.
    Avatar, como dito, é prova disso. Bom filme, bons atores, boa direção e o 3D só torna tudo ainda melhor.
    Já Furia de Titãs...Não digo que é um filme ruim, mas sabe aquela sensação de "Ah...era isso?" HAHAHAAHAHA Isso em todos os sentidos e o 3D mal aproveitado só torna tudo mais boring.
    Mas eu sou um apaixonado por 3D e vou defendê-lo sempre.
    Só um fato pra complementar a explicação do Lucas sobre a origem do 3D. O primeiro filme registrado a usar essa tecnologia data do ano de 1922 e se chama "The Power of Love". Fiz uma reportagem sobre cinema 3D hehehehe =D
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir