segunda-feira, 17 de maio de 2010

I Don't Wanna Be Told To Grow Up!

Hey Folks, pois é, fiquei um tempo ausente, não só do blog, como também da internet, mas agora voltei com tudo, e com altas ideias para o blog. Fique atento ao blog, porque novos posts estão por vir =D.
Enfim...
Para voltar ao blog com algo de grande importancia, resolvi falar de um assunto muito legal, e que eu tenho certeza, atinge ou já atingiu, ou irá atingir algum dia, todo  mundo. Pois é algo natural, e essa parte da evolução se chama "CRESCER".
E nada melhor do que entrar nesse assunto, usando como base um ótimo filme que ví hoje mesmo, baseado no livro de mesmo nome, "Onde vivem os monstros".
Aqui segue a sinopse do filme :
 

"Onde Vivem os Monstros segue as aventuras de Max, um garoto travesso que é mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação de Max está livre para voar, e logo o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde as travessuras é lei e Max é o rei."

Com uma sinopse infantilóide dessa, eu nunca escolheria esse filme para ver, nem no cinema, e nem em lugar nenhum, e pensaria que era só mais um filme infantil bobalhão sem muito significado, que teria graça se você ainda estivesse com seus 7 anos.
Pois bem, é aí que parabenizamos os nossos queridos publicitários por fazer uma sinopse de merda que não apresenta o contexto verdadeiro dessa obra cinematográfica.
O filme em sí é muito, repito, MUITO mais do que isso, digamos que essa é a história superficial do filme, sabe, aquilo que dizem pra você não se adentrar muito no assunto? Pois bem, o filme tem toda uma carga filosófica e importante a se discutir, porque trata da delicada questão de "como crescer", afinal, crescer não é apenas idade pra fazer certas coisas, e sim formar quem você será.
Aliás, o filme faz uma ótima alusão a isso.
Os monstros, no caso, representam inúmeros tipos de personalidade, é possível identificar a rabugenta fofoqueira, o pau mandado, o amigo, a carinhosa, enfim... personalidades facilmente encontradas em todo tipo de pessoa no mundo real, que são representadas por gigantes.
Entendeu aonde aparece o crescimento nisso?
O personagem principal, o Max, logo se identifica com o monstro Carol - americanos tem nomes iguais pra ambos os sexos não conteste as dorgas manolo xD - por ele apresentar a mesma personalidade que o mesmo, além disso, ele é um garoto muito solitário, e o monstro apresenta esse mesmo problema.
Ver os monstros e suas atitudes, é como olhar no espelho, e é o que mostra no filme. Aquilo de "quem você quer ser quando crescer?". Porém o filme vai mais além, buscando mostrar que no mundo real, que Max não queria viver, existem tantos problemas quanto no mundo 'encantado', e que é necessário aprender a lidar com isso.
O longa ainda traz uma questão mais delicada, que a questão da solidão que vivemos...
É como ter todo mundo por perto, mas você tem que saber se virar sozinho, porque uma hora, a palavra "Adeus" será dita, ou seja, de qualquer forma, cuidar daquilo que você tem, mas ter consciencia de que nada é eterno, e uma hora você vai estar sozinho. Porém terá como lidar com as situações.
E crescer é sobre tudo isso, aprender a lidar com situações, pessoas de diversas personalidades e jeitos, saber quando é a hora de se controlar.
Ahh outra coisa interessante, são as explosões dos monstros, chegam até a assustar mas quando você para para analisar, "Pô vida real !!!". Quem nunca explodiu, teve crise, enfim o que for, que atire a primeira pedra. É muito interessante tudo isso.
Essa coisa de não querer acreditar que está na hora de crescer.
E o melhor, a coisa de ter crescido e querer voltar atrás, mas agora lidar com problemas reais, não existentes na infancia.
Cara, o filme é uma tremenda de uma lição.
Assistí no começo porque tinham me falado que era bom, mas nunca um filme atingiu tanto acima das minhas expectativas.
O tema "Crescer" é algo muito delicado, assim como o filme... você não deve assistí-lo com olhos superficiais, mas sim, olhos profundos. Só assim você entenderá além da sinopse XD.
Não é difícil se identificar com as crises, personalidades, problemas e vontades apresentadas no longa, afinal it's just HUMAN NATURE =]
Aqui segue o trailer do longa, eu não conferi, mas creio que deve ser tão broxante quanto a sinopse:

(os efeitos especiais do filme estão muito bem usados, para o valor gasto na produção, estão ótimos e se encaixam perfeitamente nos cenários e ambientes apresentados.)

Essa é minha dica do post, um bom filme pra quem quer tentar se entender um pouco mais, ou apenas se emocionar e se identificar de uma maneira diferente da comum.
That's all folks =D

PS: a música do título do post se chama "Grow Up" do Simple Plan, é animada e muito boa, também vale a pena conferir, pois traz bastante isso de não querer mudar, querer que tudo fique bom do jeito que é, enfim, não querer crescer =D. Aqui tá o link para download:
http://www.4shared.com/audio/Kb2U2mOm/Simple_Plan_-_Grow_Up.htm

6 comentários:

  1. Ainda não assisti, mas todos me falam o quão belo e sensível é esse filme. Realmente, crescer é (em todos os sentidos) assustador,mas inevitável.Ao lado de amigos, amores e família nós passamos por erros,acertos,dúvidas e certezas ao longo do "crescimento". Aliás,crescer não é apenas "virar adulto", crescer é se transformar, mudar. Talvez assistindo esse filme, você tenha se transformado um pouquinho, amigo Lucas =D

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti² ....... Mas depois do post .... tenho interesse em ver ... *-*
    realmente .. essa coisa de formação da personalidade é uma coisa muito melindrosa ...
    se erros são cometidos .. depois pra revertelos .. ixiii ... muito difícil ou já era !!

    ResponderExcluir
  3. Hum ... Saber reconhecer que está na hora de crescer é algo incomum de se ver por aí, canso de ver gente mais velha q consegue ser mais irresponsável do que eu, e gente bem mais nova MUITA MAIS responsável xD ... Enfim, é a vida.
    Quanto ao filme, mesmo com a excelente crítica q vejo dele, não me inspiro pra pegar pra assistir, não é minha cara definitivamente ... Sem falar q eu tenho um pequeno trauma de filme desse naipe desde "O Labirinto" com o David Bowie -.-' ...

    ResponderExcluir
  4. Ah poxa, realmente crescer eh uma coisa que assusta, porque já começamos a pensar nas responsabilidades, nos nossos direitos, as coisas que temos que começar a fazer e as que devemos deixar de fazer, é realmente triste e feliz ao mesmo tempo.
    Esse filme deve ser muito lindo, vou assistir *_*'
    Só não quero que me sensibilize ao ponto de eu começar a chorar, HSAUHSAUSAHU'

    ResponderExcluir
  5. "americanos tem nomes iguais pra ambos os sexos não conteste as dorgas manolo xD"
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK, rashei muito aí.

    AHHH, quero ver esse filme *-*
    E também vou baixar a música s2s2
    Eu acho que a gente tem que conservar nossa criança interior sempre. Idade não tem nada haver com a quantidade de anos que você viveu. Tem sim que ser responsável, que saber a hora de ser sério, e agir com maturidade. Mas não ficar esquentando a cabeça com tudo e se intimidar. Fazer as coisas que quer, se entregar. Ser feliz \O\

    ResponderExcluir
  6. Odiei, o filme todo e uma metafora contado de uma forma infantil e nada atrativa, nao tem como prestar atenção!
    Muito maçante, aquele moleque e um capeta chato! rs

    ResponderExcluir