sábado, 1 de maio de 2010

Ver filme brasileiro? - Sim little folk, vale a pena =]

"As Melhores Coisas do Mundo" da diretora Laís Bodanzky é um filme brasileiro - achou que era russo por causa do nome da diretora né HAHA PEGADINHA DO MALANDRO \o/ - que tenta focalizar a vida de jovens da classe média residentes na cidade de São Paulo.
Bom, primeiro de tudo, eu sei que tem MUITA gente, mas MUITA gente mesmo, que sempre que se fala em assistir filme nacional, a pessoa torce o nariz. É fácil ouvir discursos do tipo "Esse filme não é bom porque é brasileiro" ou "Filme brasileiro fala tudo a mesma coisa, não presta", ou pior ainda "Filme  brasileiro só tem palavrão e sexo". Pra começar, eu não apoio quem pensa de tal forma, até porque, você só pode criticar algo de tal maneira, conhecendo o material que está sendo criticado, e muitas vezes por as pessoas criarem esse estereótipo sobre filmes brasileiros, acabam não vendo ótimos longas como esse do post. 
Vale acrescentar que o cinema brasileiro cresceu pra caramba nos últimos anos, antes eu também não gostava, pois se era filme brasileiro no cinema, das duas uma - ou era filme sobre nordeste baseado em alguma obra literária, ou então era filme da Xuxa, Angélica, Eliana e afins... e francamente, eram filmes que eu não tinha a mínima vontade de ver. Mas isso, já faz o que, uma média de 5-6 anos? Enfim, a indústria cinematográfica brasileira cresceu absurdamente nos últimos tempos, e hoje, podemos ver filmes dos mais variados assuntos, dos mais diversos temas, pra todas idades e gostos. O que é bom, porque prova que está se pensando mais nesse ótimo meio, que é a indústria cinematográfica, para fabricar ótimas obras.
As Melhores Coisas do Mundo é um filme surpreendentemente bom, pois ele cumpre o que prometeu desde o início. Mostrar como é a vida de um jovem da classe média que mora em São Paulo. Mostrar o que se passa na mente dele, como ele reage a tais situações, o que os jovens andam fazendo nos dias de hoje, as opções de divertimento, suas opniões sobre diversos assuntos, e por aí vai.
Eu adorei esse filme, pois me identifiquei com inúmeras situações alí apresentadas, o que não é difícil se você está na faixa etária apresentada no longa.
O filme trata dos assuntos abordados da forma como você pode pensar em vida mesmo, no começo tudo muito complicado, e depois você vê que aquilo é mais simples do que parece, e muitas vezes, utiliza um húmor nos assuntos, para dar um clima levíssimo ao filme. Até porque, se todos os assuntos alí abordados fossem tratados de maneira séria, o filme seria um drama parado e tenso, o que não faz parte da iniciativa do filme.
O filme tem seu auge nesse aspecto, mas é aonde ele também apresenta erros, muitos assuntos são abordados, porém, vários acabam sendo apenas jogados ao ar, enquanto outros tomam a vez. Nem tudo é solucionado da melhor maneira, e as vezes, o problema que é realmente difícil de se lidar na realidade, acaba simplesmente por acabar, como um passe de mágica. E claro, todos somos humanos, sabemos que não é assim que a banda toca todos os dias.
Porém tirando isso, o filme mostra o quanto o cinema brasileiro continua a crescer, e só tende a nos dar ótimas obras no futuro.
Apresenta também atores consagrados da dramaturgia brasileira, como Denise Fraga, Caio Blat e Paulo Vilhena, e também apresenta uma ótima turma de novatos - pelo menos para mim - que aparentemente tem muito a render.
O filme tem sexo? - Sim!
O filme tem palavrão? Sim!

Mas aí que eu te pergunto, que filme Hollywoodiano não tem?
Acho que está na hora das pessoas que criticam o Brasil em todos os aspectos abrirem mais os olhos e ver que tudo está diferente agora. Pois uma série de ótimos longas são lançados todo ano, que vale a pena assistir, abordando - como falei acima - todos os tipos de assunto e temas, quer dicas? Aqui está :
A Mulher invisível
Os Normais 2
Se eu fosse você
Rota Comando

Do Começo ao fim
Chico Xavier
Divã (by Alle)
O Contador de Histórias


E esses são só os mais recentes que eu me lembro.
Todos abordam temas totalmente diferentes, mas com uma qualidade que você não encontra em nenhum roteiro Hollywoodiano sacou?
Então fica essa dica pra vocês folks.
E claro, vão ao cinema e assistam "As melhores coisas do mundo" pois vale a pena.
Eu sei que você vai se identificar com muitas das situações, e vai também rir, talvez chorar - se você é fã do Fiuk (sahashusa brincadeira) - e vai ter uma ótima dose de entretenimento com o longa.

 


That's All Folks ! =D

7 comentários:

  1. Ahh, eu sou uma dessas pessoas que não gosta de filme brasileiro x:
    Só da Xuxa e os Duendes porque ela acredita que nem eu ok, parei, vou levar a sério, HAEIUHAEUIH'
    Realmente o Brasil está me surpreendendo em diversas coisas, e com certeza os filmes lançados estão bem melhores do que pensamos.
    Então eu acho que as pessoas tem que parar de ser como eu, que é difícil mudar a cabeça, e dar valor realmente ao novo Brasil, hiihih'
    Eu ainda vou me acostumar, juro.

    Mas eu AMEI o post amor, como sempre você me impressionou hiihih, e esse filme aparenta ser bom mesmo, vou assistir :B [to com sono, aí não to falando coisa com coisa, hihiih]

    ResponderExcluir
  2. Eu to amando seu blog e amei sua indicação de filme! Já ouvi comentários muito bons à respeito dele e com certeza vou assistir! =D Os filmes brasileiros estão realmente começando a ficar muito bons e acho que merecem uma oportunidade! Também já fui uma dessas que criticam a alguns anos atras.. mas hoje em dia não sou tão extremista .. afinal nem tudo a vida não tem que ser 8/80! Beijos Liih

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio filmes, mas vamos lá.

    Devo admitir que o cinema brasileiro ficou BEM melhor, com temas bem variados. e tals;
    Mas ainda to com preguiça de assistir esse filme pela atuação do Fiuk -s

    Tem um filme nacional MUITO BOM que tu não colocou na listinha meu. =//

    Divã É BOM PRA CARALHO
    Até eu gostei, sério.

    =*

    ResponderExcluir
  4. Eu também sempre tive preconceito a respeito de filmes nacionais,mais quando vi "Cidade de Deus" isso foi mudando....Vi: Deus é Brasileiro,Se eu fosse você,Os normais,Tropa de elite e por ai vai. Esse filme novo, parece ser muito bom! Vi o Trailer e gostei do que vi...Logo assistirei ele e darei minha opinião. A respeito de filmes nacionais, eu também ficava um tanto traumatizado quando passava filme da Eliana,Angélica e até mesmo da Sandy e Junior, mas isso mudou hoje graças a genialidade e a diversidade dos temas abordados pelos NOVOS diretores brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com oq se disse aqui. O Brasil faz muita bosta cinematográfica? Sim, faz, assim como qualquer outro país -inclusive os E.U.A.-, porém tem todo aquele lance que a gente vê na escola e acha que é tudo besteira inútil que é o "colonialismo cultural", mas quando vemos na prática passamos a perceber que real e faz muito sentido. Sabe como é, né?... Todo mundo prefere o Mc ao Girafas, Coca-Cola é o melhor refri, é mais chique colocar um nome do tipo: "Franci's Café" ao invés de simplesmente "Café da Franci", se chamar William é melhor do que se chamar João -que tb vem de um primeiro colonialismo mas faz mais parte da nossa cultura do que o primeiro- e enfim, tudo oq vem dos E.U.A. ou da língua inglesa é melhor, sempre melhor! Isso acontece com filme tb, e acontece muito! Temos que além de acabar com esse tipo de preconceito de não ver filme brasileiro pq é ruim -que como se sabe é um tremendo equívoco-, ser capazes de ir ao menos ver sobre oq se trata por uma questão de nacionalismo, ação afirmativa do cidadão na condição de brasileiro! Portanto, parabéns, tocou num dos principais a ser corrigido no nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Há muito tempo que eu venho erguendo a bandeira do Brasil e defendendo os frutos que ele nos proporciona, afinal, eu nasci, cresci e pretendo morrer nesse país.
    O cinema nacional tem uma pegada completamente diferente, que falam MUITO MAIS da NOSSA realidade do que os filmes americanos, afinal, é aqui que vivemos, assumir que os filmes do Brasil são uma bosta é praticamente assumir que a sua vida é uma bosta, e se ela for de fato, não fique choramingando e faça alguma coisa, as coisas não caem do céu!

    Mas vlw por defender o cinema nacional, ficou muito legal o post, citou filmes muito bons, e fez uma crítica muito boa.

    ResponderExcluir