terça-feira, 4 de maio de 2010

She Is STILL Herself Tonight - Músicas que te manipulam

Bom folks, pra começar já tem um tempinho que eu estou querendo fazer uma crítica, não só sobre, o novo single da Christina Aguilera, que marca seu retorno ao mundo musical, como também a indústria pop. Que pra mim vem seguindo a fórmula de astros fabricados, que já está um tanto saturada.
Escolhi a nova música de trabalho dela, porque tem bastante haver com o que eu quero dizer que está saturado no mundo musical.
Não estou discutindo o talento musical de Christina Aguilera nem nada, até porque, sua voz é lindamente indiscutível, não tem como negar que ela arrebenta nos vocais mais prolongados. Porém, uma coisa que eu não gosto nela é que suas músicas seguem basicamente a mesma coisa, há sempre a letra e ritmo animado ou melancólico acompanhados de um grito da cantora quando está próximo do fim da música. Essa fórmula, pode funcionar pra muita gente, mas está aí uma coisa que não curto no som, não só dela, como muitos 'atuais' da música pop, a repetição. Essa repetição faz com que eu não consiga ouvir as musicas numa boa sem enjoar facilmente, e isso acontece muito com a Christina Aguilera. Tanto é que sua única música que eu consigo ouvir até hoje, é seu penúltimo single "Keeps Getting Better" - lançado para sua coletânea que eu NÃO compraria - a música é boa demais, foge um pouco das fórmulas feitas, além de ter uma letra provocante e uma Christina muito gata - yeah blondes do better - porém, Not Myself Tonight ao invés de continuar essa linha bacana de Keeps Getting Better, volta para as mesmices da música dela. A música é legal, dá pra você curtir ela por um tempo, mas daí quando você para e pensa, você não vai aguentar mais. Outra falha da música é seu refrão, músicas com esse tom meio 'virei vadia' tem que ter um refrão de impacto, coisa que a música não tem... mas relaxa, se você é fã dos gritos dela na música, essa tem também, até uns bem agudos.
Essa é minha crítica da música, abaixo postei o clipe, que é bem provocante com altas referências a Madonna - e não á Lady Gaga - abaixo do clipe continuarei o post mas dando ênfase á minha crítica ao mundo musical de hoje.

Not Myself Tonight é boa mas não foge dos padrões Aguilerísticos (?), quem sabe fica melhor num remix XD


Bom, não é de hoje que o mundo pop segue essa velha fórmula de músicas feitas, com refrão viciante e a
divulgação máxima do material desenvolvido. E isso é mais do que óbvio, você precisa de um material não necessariamente bom, mas que fique na cabeça e venda muito.
O ruim de viver na sociedade capitalista é isso, a mídia não se importa com a qualidade do que é vendido, e sim com a quantidade de doletas que eles vão enfiar no toba no fim do dia. É tudo MUITO manipulado, e se você não ficar atento, você acaba seguindo essa manipulação sem nem ao menos perceber.
As fórmulas feitas do mundo musical já estão dando no saco, francamente, a mídia cai muito emcima de quem dá mais dinheiro, e logo, você acha que está curtindo um puta som, mas mal sabe que você foi manipulado a gostar desse som, pois você liga a TV está passando o clipe, você vai ouvir rádio, a música está sempre tocando, logo, você vai querer ouví-la quando não está passando e baixa, e fica ouvindo o dia inteiro, viciado nessa música. Até você comprar o cd, por vezes você faz o download do cd completo e fica por isso, ou você compra o cd porque ouviu e gostou, ou pior, compra por causa dessa única música que a mídia fez o favor de enfiar na sua cabeça.
Pare e reflita, o quão longe vai a qualidade das músicas que você ouve o dia todo, será que são tão boas quanto parecem?
Não que eu seja contra isso, mas acho que além de tudo, hoje se pensa muito em dinheiro, e para fazer dinheiro vem a imagem.
Muitos me perguntam por que que eu não gosto de novos ícones da música como a Lady Gaga, e eu digo "cara, ela faz músicas boas, mãs não tem nada de diferente além dela ser estranha". Para ver com meu ponto de vista, pegue ela antes e depois da fama, você acha que ela como uma pessoa normal, sem todas as tendencias e roupas alternativas, faria o sucesso que faz?
Cara, talvez faria, mas é difícil, a mídia está atrás de por polêmica na sua cabeça, novas modas, novas perspectivas, QUE NÃO SÃO NOVAS! HUASUHASHUSA
Tudo isso faz parte do grande plano de manipulação, que não vou discutir no post porque ele já está demasiadamente grande.
Só estou aqui para fazer uma crítica ao plano musical de hoje, tente procurar coisas mais cults, com arranjos calmos, letras significativas... porque é tudo assim, agora está na moda, o público parou de dar bola, eles insistem até ver onde vai parar, na decadência do artista, ou na sua ascenção.
Antes que venham me dizer que não vão parar de ouvir músicas modais por causa do post, eu aviso, cara também sou humano e também ouço... só estou dando um alerta pra você saber o que é bom e o que não é, pra não ser apenas mais um boneco da mídia, e também, caso você só fique nisso 24/7 comece a acrescentar mais a seu plano cultural.
Mas como estamos falando de pop aqui, vai de brinde a versão vasada ou fake, não se sabe ainda, de "Telephone", sucesso da Lady Gaga com a Beyoncé, antes gravada por Britney Spears, não se sabe se essa é a verdadeira, mas eu até que curti. É bem audível XD

ATUALIZADO - Essa versão de Britney Spears é verdadeira, porém é apenas uma demo, logo, faltam efeitos e a música não está finalizada, o que apresenta uma falta de qualidade perto da oficial lançada por Lady Gaga.



agora a versão oficial - Lady Gaga e Beyoncé

E aí qual acha que ficou melhor?

 Bom fica isso pra hoje folks
Curtam tudo mas com moderação e apreciação
saibam reconhecer o que é bom para se digerir
Até o próximo post =]

5 comentários:

  1. É, realmente essas musicas da Christina Aguilera em que ela grita no final ja enjuou, a moda agora é gritar a musica toda!
    Tá, pra ser mais exata só gritar do 0:25 a 1:20, e depois mais do 1:50 até o fim da musica de 3:00min +/-.
    E ainda tem mais, tem que ser uma voz irritante e desafinada constantemente, ai sim vai ter um bando de gente, inclusive você, que vai adorar a musica. -.-

    Esse post pra mim foi tipo você falando 'Leiam o que eu post mas não faça o que eu faço', pois eu não vejo nenhum outro motivo de uma pessoa gostar daquela musica da Avril além de alineação e mídia.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu concordo com você em certos pontos, mas discordo em outros. É fato que a sociedade capitalista quer vender... e vender não significa comercializar boas coisas. É comercializar o que agrada. Prova disso são funks e forrós que não passam de letras chulas e/ou copiadas de outros artistas e regravadas. Porém, às vezes nossa mente fica tão focada na crítica à sociedade, ao Estado e a mídia num todo que acabamos culpando esse ciclo pelas escolhas (muitas vezes estúpidas) da grande maioria. Quando na verdade, a grande maioria já é estúpida sem nenhum meio de manipulação rs.

    ResponderExcluir
  3. É, realmente você falou tudo amor, KASOKSAOSKA'
    As músicas se hoje em dia estão tudo a mesma coisa... Beyoncé, Aguilera, Rihanna e assim vai, realmente, são tudo os mesmos ritmos, mesmo sentido de música... por mais que eu goste de algumas músicas, realmente irrita o fato de capacidade pra fazer uma música legal sem ser repetitiva.
    ODEIO a Lady Gaga, não suporto pelos fatos de ela ser VULGAR e as músicas são absurdamente ridículas, a melhor que ela fez foi Telephone, isso porque tava com a diva da Beyoncé (eu ADORO a Beyoncé).

    Mas é todo o bang que você disse sobre a manipulação, com essas músicas que ficam repitindo você acaba gostando, procura o CD pra fazer download, gosta e vai lá comprar.
    Nisso já vai todo o dinheiro pro pessoal, KSAOKSAOSAKOSKA'

    E sobre a música, eu prefiro com a Lady Gaga, pelo fato de eu não gostar da Britney também, realmente, sou muito fresca :x
    mas ADOREI o post amor, falou tudo *_*
    bora ler o outro, SUAHSAUHSAUSHAUSA

    ResponderExcluir
  4. Como vc bem sabe, Lu, eu sou apaixonado pela Lady Gaga e acredito que ela justamente ajudou a reinventar a música pop, mas concordo com você. Falta originalidade na música atual. Em alguns artistas falta, inclusive, talento HAHAHAHA Não é o caso da Christina, já que ela tem uma das melhores vozes do mundo, mas também concordo que faltou alguma coisa no clipe de Not Myself Tonight.A música eu gostei!Achei que dá pra ferver horrores na balada HAHAHAHA Mas o clipe me deu aquela velha sensação de "Ah, não é ruim, mas poderia ser melhor", sabe?
    Inspiração...Tá aí uma coisa que alguns artistas precisam!

    ResponderExcluir
  5. ConcordOOoO !!!
    Cade a Aguilera nesse video ??? naum consegui vêla ..... vi ... Madonna e Lady Gaga ....
    Uma junção de Ain't no other man .... e Lady Marmalade ...
    Não inovou nada ..... e gritou demais ..
    e telephone de Britney ... é versão real sim .. sem edição ... e foi muito elogiada pela RollingStone desse MÊs ... ''Britney She's so Punk'' .... s2

    ResponderExcluir