terça-feira, 4 de maio de 2010

Preconceito não é pré-histórico e ainda existe

Hoje em dia se houve falar muito em preconceito, que deve ser evitado, que é errado, e que o certo é não cometer. Mas quando falamos de preconceito, é aquela coisa que vêm na cabeça:
O que é o preconceito?
Bom, o preconceito nada mais é do que um pré-conceito, ou seja, uma visão estereotipada, sobre uma determinada classe-social, opção sexual, etnia, nacionalidade, enfim...
O problema do preconceito é que essa visão superficial acaba, muitas vezes, não só por taxar um determinado grupo de pessoas, como também cai no conceito do que é certo e o que é errado.
Na nossa sociedade, se fala muito em liberdade, mas a liberdade em sí, muitas vezes não existe. Até hoje se houve comentários como "Aquele preto alí vai assaltar agente" ou "cuidado com ele, ele é gay e pode te atacar" e vai daí pra pior, o problema é que se perguntadas, essas pessoas NUNCA irão dizer que estão comentendo algum tipo de preconceito, geralmente as respostas são "eu? imagina, meu primo é negro e eu gosto tanto dele" ou então "eu não tenho nada contra os homossexuais, uma colega minha é bi".
O ponto que quero chegar é que, você nunca sabe até onde vai esse preconceito, até sofrer com a própria pele. É fácil aceitar isso quando se trata da realidade dos outros, mas e na sua, você aceita?
Nesse post escolhi abordar esse tema, porque sim, o preconceito é uma realidade, e não é só com gays, ou negros, pois todos nós - e não adianta falar que nunca cometeu - já falamos mal de alguem por seu lugar de origem, por exemplo, acontece, a pessoa muitas vezes tem um sotaque engraçado, que você não está acostumado ué, sempre tem.
Mas você tem que ter noção, de quando isso sai de uma brincadeira, para o preconceito mesmo.
Não querer se relacionar com um certo grupo de pessoas por terem alguma característica, que lhe incomoda, é até aceitável. Se você quer ser uma pessoa que só vê o superficial, e caracterizar muitas pessoas por uma coisa, como se todas fossem iguais, isso é problema seu. Mas, tem que haver PRINCIPALMENTE o respeito.
Cada um tem seu espaço nesse mundo, espaço que deve ser respeitado.
Quando o espaço não é respeitado, acontece o que chamamos de ato preconceituoso, e cara, nesse mundo, ninguém é melhor do que ninguém, isso é um  FATO.
É uma (puta falta de) sacanagem quando esse espaço é invadido sem a permissão, todos são seres-humanos, então pensar antes de agir, para não cometer qualquer ato estúpido é primordial.
Muita gente confunde a brincadeira com a realidade, e quando isso acontece, vem a falta de respeito.
Logo, antes espero que você meu caro folk, pense duas vezes antes de apontar o dedo na cara de alguém por ser negro, gay, lésbica, nordestino, carioca, japonês enfim... pois lembre-se, você não sabe quem é aquela pessoa, e o que ela passou na vida. Assim como ela também não sabe o que você passou. Ponha-se no lugar dos outros, e veja a atitude que deve ser tomada para com o individuo.
Fica meu conselho pra vocês, pensem antes de agir.
Reflitam.
E sejam felizes =D HUSAHUSAHUSAHU

5 comentários:

  1. Todos nós temos um teto de vidro, ou seja, todos nós ja fomos preconceituosos um dia, TODOS! sem excessão de ninguém! E com certeza vários já sofremos algum preconceito, não importa como ou quando, mas isso ja aconteceu. Eu particularmente acho isso mt ridiculo, sem motivo.. cada um é cada um. Sei lá, isso é mt clichê, mas é a maior realidade do mundo, pessoas hipócritas = atos hipócritas. Ah e parabéns Lucas, ótimo assunto :D

    ResponderExcluir
  2. HAUAIHSUAISHUAI, preconceito é uma puta falta de sacanagem!

    Mas falando sério. Eu acho que o pré-conceito é uma coisa natural do ser humano. A primeira impressão. Não adianta dizer que nunca praticou, ou que nunca sofreu. E não estou defendendo o ato em si, porque não se deve tirar conclusões precipitadas sobre nada nem ninguém. Mas a hipocresia é algo muito evidente em algumas pessoas. As vezes é incontrolável, é automático, infelismente. Você pode não gostar de uma determinada coisa, mas antes de formar a opinião, tem que se basear em algo, se fundamentar. Não adianta dizer: "não gosto, porque não" ou "gosto porque sim". É fácil julgar, apontar o dedo e criticar. O difícil é por fundamentos nessa crítica para que ela não se torne vazia e fútil. Não basta falar que vai xingar no twitter né... HAUAIAHUAI.

    ResponderExcluir
  3. É amor, realmente o preconceito ainda não acabou.
    Conheço uma pessoa que realmente passou por isso ano passado (eu conto a história pra você no MSN, prefiro não falar por aqui) e foi absurdamente RIDÍCULO o que fizeram com a pessoa :/
    Mas estamos em um mundo aonde certas pessoas não tem o ponto de vista pra perceber que preconceito é ridículo, e acabam comentendo isso de forma visível, mas vamos fazer o que? No final pra quem fica feio é pra elas, e não pra gente!
    E só temos que lamentar porque ainda não acabou :/

    Novamente você me surpreendeu com o texto amor, SKAOSAKOSAKSAOKSAOKSAOSAKOSAK
    FALOU TUDO. Você realmente é igualzinho a mim, pensamos da mesma forma e pá, somos lindos, VAMOS FAZER O QUE? Não precisamos de photoshop, SAKOSAKOSAK'

    amo você <3

    ResponderExcluir
  4. Preconceito não acabou e provavelmente nunca irá acabar ... Quando perguntam à mim se eu sou preconceituoso, respondo que sim, julgo muito pessoas pelo que elas me apresentam de cara, porém eu tento dar um espaço para maioria me provar que ela não é mais uma dentro do esteriótipo que eu tenho dela, a maioria das vezes nem esse espaço eu dou ... Não aponto o dedo na cara de ninguém e acuso ... Não destrato ninguém, porém não dou muita trela para alguém que está dentro de um esteriótipo, ainda mais se a pessoa não me provar que é melhor do que aquilo ... Sei lá, não sou obrigado a gostar de ninguém e vice-versa, porém cada um no seu canto e no seu espaço (como vc msm disse) ... Assim dá para estabelecer uma boa convivência ...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que preconceito e PRÉ-conceito deveriam ter significados diferentes u.u' [/aquelas, aloka, HAHAHA

    ResponderExcluir